segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Ótimas dicas sobre carnes


Dicas importantes sobre carnes:

Primeira lição: Não existe carne de primeira e carne de segunda. Existe boi de primeira e boi de segunda e todas as carnes do boi de primeira são ótimas, de primeira. Não adianta dar uma carne de primeira para um cozinheiro sem noção. Carne não faz mágica e o fato de usar um pedaço de carne excelente, caro e 'de primeira' não é garantia de que o prato sairá excelente.

2ª lição: É fundamental escolher a carne certa para cada tipo de preparo, o prato fica muito mais gostoso com o corte certo (que nem sempre é o mais caro). Uma maravilhosa costela frita na frigideira - um crime! - vira um sarrafo de pau, já na brasa fica muito saborosa e se estrelar em um cozido, fica muito macia e deliciosa.

3 lição: Gordura é fundamental. Todas as carnes são cheias de veiazinhas e, nos bois de primeira, essas veias estão envolvidas por uma pequena camada de gordura. Quando a carne desses bois mais gordinhos é cortada, lembra um pedaço de mármore. Um pedaço de carne vermelha e lisinha pode parecer mais bonito mas ao ser preparado vai ficar mais seco, é melhor escolher o pedaço que lembra um mármore. Evidentemente ninguém é obrigado a comer a gordura, mas na carne a gordura é fundamental porque amacia, deixa mais suculenta e portanto com mais sabor.

4 lição: A carne deve ser cortada sempre transversalmente às fibras. Isso é obrigatório, inquestionável. Antes de cortar a carne em casa é fundamental identificar o sentido das fibras. Para não restar dúvida, imagine que as fibras são um pãozinho. Fazendo um corte transversal você terá o perfil redondo do pão (uma fatia) e fazendo um corte longitudinal, o pão estará pronto para um sanduiche.

5 lição: Identificado o corte ideal para o prato que você pretende fazer, falta decidir o tempero. Você pode optar por não temperar e acrescentar sal e pimenta já na mesa ou por temperar antes apenas com temperos secos ou ainda por marinar a carne.

• Os temperos secos deveriam ser reservados apenas para as carnes de melhor qualidade, as mais saborosas. A carne seria salgada perto do momento de cozinhar para evitar que resseque e para manter o sabor da própria carne em evidência. Em seguida receberia uma boa esfregada com pimenta moída na hora e alguma erva, como tomilho ou manjerona.

• Tempero marinado: é fundamental que se use um ingrediente ácido na mistura, os ácidos amaciam as fibras da carne (mas não fazem milagres). Vinho ou suco de laranja podem ser usados, acompanhados de azeite de oliva na proporção de uma parte de azeite para quatro do ingrediente ácido escolhido. Em seguida entram os elementos secos: sal, pimenta do reino moída na hora e ervas - estragão, sálvia, alecrim, tomilho, manjerona ou manjericão - e a escolha depende do prato e do gosto do cozinheiro. As ervas podem ser usadas verdes para evitar que seu sabor roube a cena. Acrescente-se ainda alho, cebola e quem quiser pode adicionar cenoura, salsão. Um lembrete: não se deve marinar carnes picadinhas, o ideal é marinar pedaços maiores, inteiros.


Fonte: http://revistapiaui.estadao.com.br/

Ovos Escoceses





Por Chef Rosane Rocha

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Bacon Imperial















400 gr de bacon em fatias finas
400 gr de filé de frango
200 gr de queijo mussarela em cubinhos
4 pimentas Jalapeño


Modo de Preparo:
Tempere os filés de frango com alho, sal, 2 pimentas bem picadinhas e reserve, os filés devem ser mais finos.
Em uma forminha redonda ou uma concha funda e um pouco maior forre a forma com filme de pvc deixando um pedaço para o fechamento, em seguida coloque as fatias de bacon pressionando no meio das fatias para o final fazendo uma cama de bacon (como se fosse uma cesta) coloque dois filés de frango o queijo mussarela em cubinhos e por cima pimenta jalapenos bem picadinha, feche com as pontas do bacon e em seguida com o filme aperte bem para que fique bem compacto, retire da forminha ou da concha, termine de fechar formando uma bola, e embrulhe no papel alumínio, leve ao forno pré-aquecido 200°C por aproximadamente 60 minutos, retire o papel e deixe dourar bem o bacon, sirva com arroz branco!




Prato de sabores marcantes, com as texturas delicadas e picantes com o sabor indiscutível do bacon, frango suculento juntamente com a maciez do queijo eles se misturam os sabores com o leve picante da pimenta que dá o toque especial nesse prato, para os amantes de pimenta e bacon esse prato é o ideal, o Bacon Imperial é de sabor irresistível vale a pena experimentar,
desde um prato principal até um bom petisco com os amigos!

Chef Rosane Rocha
Fotos Rosane Rocha

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Delícias da Cozinha da Rô

Bisteca suína na Manteiga

Empadão de massa podre Cremoso de Frango
  Frango a Passarinho marinado na cerveja feito na Pressão

 Almoço delicioso, Rocambole de quibe recheado, salada e uma boa massa fresca ao molho sugo
Chef Rosane Rocha
Fotos Rosane Rocha

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Pimentas deliciosas e conservas divinas!

Uma sugestão de conservas bem sucedidas é a higienização e como sempre um toque de carinho nas suas preparações, utilizo para fazer conservas de minhas paixões que são as pimentas o limão e sem ferver, somente exprimido mesmo, e ai coloco temperos como pimenta calabresa, um toque de páprica picante, alho e sal, e nada mais, ficam lindas e deliciosas por muito tempo!


Essa outra conserva é a Berinjela muito saborosa, primeira ela é ferventada com vinagre e água (mais vinagre do que água) em seguida é colocada no vidro (escorre a água) e os temperos de sua preferência, no meu caso coloco páprica, pimenta calabresa, sal, pimenta do reino orégano e cubro com azeite! É muito bem acompanhado com torradas...Bom apetite!

Chef Rosane Rocha
Fotos Rosane Rocha

quinta-feira, 27 de março de 2014

Caçarola de Frutos do Mar















2 colheres de azeite
2 cebolas em cubos
4 dentes de alho fatiados
4 tomates cortados em cubos
2 colheres (sopa) de molho de tomate
Sal, pimenta e limão a gosto.
1 xícara de vinho branco para saltear os frutos do mar
4 unidades de Lagostim limpos
150 gr de camarões médios
150 gr de mexilhões  sem casca
150 gr de vôngole
1 Lula cortada em anéis

Modo de Preparo:
Em uma panela de fundo maior coloque o azeite, em seguida o alho e a cebola, assim que estiver um levemente dourado adicione os tomates picados e o molho de tomate, acrescente sal e pimenta a gosto, deixe que o tomate desmanche fazendo um molho consistente, quando estiver um molho mais espesso abaixe o fogo e reserve. Coloque suco de limão espremido na hora sobre os frutos do mar e reserve. Em uma frigideira adicione azeite e salteie rapidamente os frutos do mar com ervas de sua preferência, adicione o vinho branco, reserve um Lagostim inteiro ou camarão para a decoração, desligue o fogo e junte os frutos do mar ao molho que está pronto na panela, confira o tempero e tampe-a deixe por aproximadamente 5 minutos ou até que estejam macios, mas não deve passar muito tempo no fogo, pois frutos do mar são muito delicados á cocção.

Esse prato além de conter ingredientes muito leves, é extremante saboroso, com aromas surpreendentes ao paladar, a Caçarola de frutos do mar libera sensações de beira mar, sensações de bem estar, com temperos sensíveis ao nosso paladar à degustação nos traz o encanto da gastronomia, o prazer de comer bem.
Pode ser servido um vinho que harmoniza perfeitamente com esse prato são eles o Chardonnay, Sauvignon Blanc ou de sua prefência essa foi uma sugestão. Bom apetite e boa degustação.


Foto: Chef Rosane Rocha
Por chef Rosane Rocha





quarta-feira, 5 de março de 2014

"Kopp Suíço"

"Kopp Suíço" sem maiores detalhes do sabor, simplesmente irresistível! Essa foi uma criação de minha autoria especialmente para a edição da Revista Cult e para os amantes de chocolates da A Cozinha da Rô

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Uma delícia de sobremesa que encanta paladares!!!!! Panna Cotta de Frutas Vermelhas















Essa receita de Panna Cotta com 1 litro de leite segue abaixo a receita completa: 

1 litro de creme de leite ( de caixinha)
5 colheres de açúcar refinado
2 favas de baunilha ou 8 colheres de essência de baunilha
20 grs de gelatina incolor e s/ sabor  ( obs: a cada 200gr de creme de leite usar 4 grs de gelatina)

Primeiramente hidratar a gelatina com 10 colheres de sopa de água fria, mexa bem e reserve, leve ao fogo em uma panela o creme de leite  o açúcar e a baunilha, mexa e quando começar ferver desligue e acrescente a gelatina hidratada. Mexer bem para que a gelatina dissolva totalmente, unte uma forma grande ou forminhas individuais com margarina, e despeje a mistura. Leve a geladeira. Quando a Panna Cotta endurecer desenforme e cubra com a calda de frutas vermelhas.

Calda de frutas vermelhas: 1 caixinha de morangos, cerejas, mirtilos, framboesa tudo picados grosseiramente ou inteiros em uma panela, leve ao fogo com 2 colheres de açúcar refinado, 1 xícara de vinho do porto, 1 xícara de água e 1 limão espremido, deixe ferver e dar uma leve engrossada. Desligue espere esfriar um pouco e leve a geladeira. Cubra a Panna Cotta com essa calda.
Obs: Na publicação da edição da revista Cult a receita está com a quantidade de 600ml de creme de leite, porém estou dando essa dica de maior porção da sobremesa versão família!!! Espero que gostem!!!!!!








Chef Rosane Rocha
Fotos Rosane Rocha

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Pernil Assado do Chef
















1 pernil de aproximadamente 8 kg

10 dentes de alho amassados
1 xícara (chá) de pimentas dedo de moça sem sementes picadas
20 grãos de pimenta do reino
¼ xícara (chá) de tomilho
1 colher (sopa) de alecrim
1 colher (sopa) de sálvia
Aproximadamente 30 grs de sal grosso para cada kg de carne
2 litros de água
1 litro de vinho branco seco
3 colher (sopa) cheia de glutamato monossódico ( ajinomoto)
½ xícara (chá) de açúcar

Modo de Preparo:
Junte todos os temperos em uma vasilha inclusive o vinho branco, feito isso coloque o pernil dentro de um saco que possa ser levado a geladeira (fure bem o pernil para que o tempero entre bem), com o pernil dentro do saco coloque os temperos que misturou e adicione 2 litros de água, amarre bem e leve a geladeira por até 7 dias nessa salmora, quando for assar coe na peneira esse tempero e no decorrer do assado, vá jogando esse molho (tempero) por cima da carne, essa receita vale para qualquer peça de carne inteira bem com lombo, frango, peru, joelho de porco, costela bovina e suína, a única observação é para o sal que lembrando para cada kg de carne 30 grs de sal. Após esses 7 dias a carne estará em uma textura bem leve e que deixará ainda mais macia quando assar, estará desmanchando. Bom apetite!!!

Dica: Para a pele do pernil aqueça bem o óleo em temperatura aproximadamente de 200º e vá jogando devagar por cima para pururucar, ou se preferir use um maçarico, mas com cuidado!

Chef Rosane Rocha
Fotos Rosane Rocha




Bolinho de Bacalhau Especial
















1 colher (sopa) de azeite
½ colher (sopa) de alho
2 colheres (sopa) de cebola picadinha
2 batatas médias cozidas, descascadas e amassadas (+/- 280 g)
1 ovo batido
200 g de bacalhau cozido e desfiado  aproximadamente 1 xícara de chá
¼ xícara (chá) de farinha de rosca (30 g)
1 colher (sopa) de azeite
salsinha picadinha, pimenta-do-reino moída e sal a gosto

MODO DE PREPARO:
Em uma panela com 1 colher (sopa) de azeite refogue ½ colher (sopa) de alho, 2 colheres (sopa) de cebola picadinha até dourar.
Transfira o refogado para numa tigela, adicione 2 batatas médias cozidas e amassadas, 1 ovo batido, 200 g de bacalhau cozido e desfiado, ¼ xícara (chá) de farinha de rosca, 1 colher (sopa) de azeite, salsa picadinha, pimenta-do-reino moída, sal a gosto e misture bem até formar uma massa homogênea.

Pegue pequenas porções de massa, faça bolinhas e frite em óleo quente até dourar. Retire e escorra em papel absorvente. Sirva em seguida.
Rendimento: 20 bolinhos de bacalhau

Fonte foto: http://alquimiadacozinha.blogspot.com.br